6. Observe os pensamentos sem julgamento
Quando surgirem pensamentos ou distrações, observe-os sem se apegar a eles ou julgá-los. Deixe-os passar como nuvens no céu e traga suavemente sua atenção de volta para o momento presente.
7. Pratique a escuta atenta
Se estiver interagindo com alguém, esteja totalmente presente durante a conversa. Ouça com atenção, observe as expressões faciais e mantenha-se aberto e receptivo à experiência compartilhada.
8. Experimente a meditação guiada
Utilize recursos como aplicativos de mindfulness ou meditações guiadas disponíveis online para auxiliar sua prática. Essas ferramentas podem fornecer instruções e orientações úteis.
9. Integre a atenção plena em suas atividades diárias
Traga a consciência plena para suas tarefas cotidianas, como escovar os dentes, lavar a louça ou caminhar. Foque-se nas sensações físicas e nos detalhes do momento presente.
10. Seja paciente
A prática da atenção plena requer paciência e autocompaixão. Não se cobre para alcançar resultados imediatos. Aceite cada momento como ele é e lembre-se de que a prática é um processo contínuo.
No começo pode ser muito difícil, mas com o tempo e prática você conseguirá entrar em estado de mindfullness em segundos.
Por último, caso queira se aprofundar no assunto, recomendamos a leitura dos livros abaixo:
Lembre-se de que a atenção plena é uma habilidade que se desenvolve com a prática regular. Comece com sessões curtas e, aos poucos, aumente o tempo conforme se sentir confortável. A prática consistente ao longo do tempo pode ajudar a cultivar uma maior consciência e presença no seu dia a dia.
Image by Freepik
Essas dicas me ajudaram a superar as crises de ansiedade. Recomendo 👏🏾👏🏾