Com cidades cada vez mais entupidas de carros, a bicicleta oferece uma alternativa fácil, saudável e sustentável de locomoção para os moradores de grandes metrópoles. No entanto, isso só é verdade em cidades que dispõem de uma completa e moderna infraestrutura para seus ciclistas.
No post de hoje, reunimos as 10 melhores para andar de bicicleta, de acordo com uma empresa de consultoria e comunicação especializada na promoção do uso da bicicleta, Copenhagenize.
10. Sevilha, Espanha

Sevilha é a melhor cidade para andar de bicicleta na Espanha, e conseguiu aumentar consideravelmente o número de ciclistas andando por suas ruas. A Copenhagenize critica o governo da cidade por não investir tudo que pode para melhorar a estrutura física de suas ciclovias. Mas, comparada ao resto da Espanha, Sevilha é um paraíso: em todo o país, apenas 1,6% dos moradores usam a bicicleta como seu principal meio de transporte.
9. Antuérpia, Bélgica

A Antuérpia tem bicicletários de primeira linha, especialmente nas estações de trem da cidade e um forte sistema de aluguel e uso coletivo das bicicletas. Mas, de acordo com a Copenhagenize, seu governo parece estar indo na contra mão de todo o resto do mundo: os políticos estão tentando encontrar formas de levar mais carros para as ruas do centro da cidade.
8. Bordéus, França

Bordéus investiu pesado na infraestrutura para os ciclistas da cidade, e lançou inclusive um sistema de uso coletivo das bicicletas, chamado VCub. Ao investir em linhas de trem, o governo local também conseguiu reduzir o trânsito de carros, tornando as ruas da cidade mais acessíveis aos ciclistas.
7. Nantes, França

Nantes tem uma avenida principal onde é proibida a circulação de carros e uma desenvolvida infraestrutura para o ciclismo. Mas a bicicleta nem sempre é o meio de transporte mais fácil para se locomover na cidade, por isso Nantes não está no topo da lista da Copenhagenize.
6. Malmö, Suécia

A cidade conseguiu subir do nono lugar no ano passado para o sexto lugar da lista nesse ano após construir um novo bicicletário, melhorar a infraestrutura de suas ciclovias e iniciar uma campanha para reduzir o uso dos carros por seus cidadãos.