Observando o PIB per capita, ou produto interno bruto per capita de cada país ao redor do globo, é possível classificar os países com base na riqueza e depois compará-los entre si.
A partir daí, podemos determinar quais estados são mais ricos e, em seguida, listar os países em ordem decrescente, do mais rico ao mais pobre.
Aqui está a lista definitiva dos 10 países mais ricos do mundo, começando com o país mais rico.
A localização é um fator importante na riqueza geral de um país. Por exemplo, os países em desenvolvimento não se classificam muito bem quando o PIB é a variável em consideração.
Se o acesso a certos itens e necessidades é restrito, as pessoas já estão trabalhando com uma desvantagem substancial.
Lugares que não foram atingidos pela guerra ou já sobrecarregados com uma economia abaixo do ideal também não estão preparados para ter um bom desempenho na competição do produto interno bruto entre os países.
Confira os 10 países mais ricos do mundo de acordo com o PIB per capita.
1. Luxemburgo (PIB per capita: $119,719)

Você pode visitar Luxemburgo por seus castelos e belas paisagens, seus festivais culturais ou especialidades gastronômicas, ou pode simplesmente abrir uma conta offshore em um de seus bancos e nunca mais pôr os pés, como muitos fazem. Situada no coração da Europa, esta nação de cerca de 600 mil habitantes tem muito a oferecer, tanto para seus turistas quanto para seus cidadãos. Luxemburgo usa uma grande parte de sua riqueza para fornecer melhores moradias, cuidados de saúde e educação para seu povo, que de longe desfruta do mais alto padrão de vida na zona do euro.
2. Noruega (PIB per capita: $86,362)

Desde a descoberta de grandes reservas offshore no final dos anos 1960, o motor econômico da Noruega tem sido alimentado por petróleo. Como maior produtor de petróleo da Europa Ocidental, o país se beneficiou durante décadas com o aumento dos preços.
3. Suíça (PIB per capita: $83,832)

A Suíça é conhecida pelos chocolates, trenós, alpes e, claro, o canivete suíço, mas também o mouse do computador, velcro e LSD. A lista é infinita: essas são apenas algumas das invenções que a Suíça contribuiu para o mundo. Hoje, no entanto, este país de 8,6 milhões deve muito sua riqueza aos serviços bancários e de seguros e ao turismo, bem como às exportações.
4. Irlanda (PIB per capita: $81,477)

Até recentemente, a Irlanda parecia imparável. Enquanto o resto da Europa enfrentava todo o tipo de incertezas, a economia irlandesa não parava de funcionar. Uma nação com menos de 5 milhões de habitantes, expandiu 5,5% da sua riqueza em 2019, enquanto a Zona do Euro cresceu apenas 1,2%.
5. Islândia (PIB per capita: $78,181)

A Islândia ocupa a 4ª posição no Relatório Mundial de Felicidade em 2018, com uma classificação de 7,495. Esta classificação é discernida a partir do exame do PIB per capita, suporte social, expectativa de vida, liberdade de fazer escolhas de vida, generosidade e corrupção percebida. Além disso, 100% da população melhorou o acesso a água potável e apenas 1,2% da população luta para ter acesso a instalações sanitárias melhoradas.