O autor Nick Littlehales é um especialista em sono e criou um livro chamado Sono-mude o seu modo de dormir em 90 minutos, que possui de longe as melhores dicas para você ter as melhores noites de sono.

O sono com certeza é uma das atividades mais importantes da nossa vida e possui um papel fundamental no nosso humor, produtividade e até na aparência.

Por isso, elencamos dez dicas extraídas do livro para você atingir o sono de qualidade todos os dias.

Confira a lista dez dicas para dormir bem extraídas do melhor livro sobre sono:

10. Fazer atividades calmas antes de dormir

jovem mulher lavando louça

Tão importante quanto o tempo que você passa dormindo é o tempo que você passa antes de dormir. Encare o sono como algo que acontece mesmo quando você não está dormindo, ou seja, antes de dormir você precisa manter o seu corpo num estado relaxado para ter uma boa noite de sono.

Usar o celular, videogame e tvs antes de dormir deixa seu corpo em estado de alerta, por mais que você ache inofensivo. Já atividades mais calmas como arrumar a casa, lavar louça, ler um livro e meditar não liberam adrenalina e, portanto, deixam o seu corpo num estado mais relaxado, preparado para dormir.

9. Fazer atividades calmas depois de acordar

comendo na floresta

Assim como a rotina pré-sono, o que você faz ao acordar também pode influenciar o seu sono a noite. Então uma das dicas do livro é fazer o que você faria ao acordar em uma floresta – ou seja: beber água, comer algo, usar o banheiro, se movimentar. O que você não faria nessa floresta seria: ligar a TV, responder mensagens, entrar nas redes sociais.

Portanto tente manter uma rotina calma também por pelo menos 30 minutos após acordar. O ideal, recomendado no livro, é ficar longe de atividades estimulantes por 90 minutos após acordar, mas você pode ir começando aos poucos.

8. Proteger-se da luz azul

usando o celular a noite com luz do celular no rosto

Nós somos sensíveis a um comprimento de onda conhecido como luz azul, que é encontrada em dispositivos eletrônicos. Mas não é tanto por ser uma luz ruim – é apenas uma luz em um horário ruim.

A luz do dia é cheia de luz azul e durante o dia a luz azul é boa: ela ajusta o relógio biológico, suprime a produção de melatonina e melhora o estado de alerta e o desempenho. Porém a noite esta luz é muito prejudicial, o que pode levar você a ter um sono lixo. Então proteja-se a noite utilizando algum óculos com filtro ou simplesmente ficando longe de aparelhos eletrônicos antes de dormir.

7. Tomar muito sol

homem lendo no sol

Tomar a luz do sol por outro lado, se for incluída na sua rotina pós sono, te ajuda a despertar, elevando seu nível de serotonina e ajustando seu relógio biológico. Tomar sol ao acordar é o tipo de atividade pós-sono que o ajudará a dormir à noite, assim como beneficiará o dia acordado.

6. Dormir em posição fetal

dormindo em posição fetal

Dormir de lado é a única posição que Nick recomenda, mas pode não ser o lado que você está acostumado. No livro, Nick recomenda que se durma em posição fetal virado para o seu lado não dominante. Ou seja se você é destro durma sobre o seu lado esquerdo e vice versa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *