Para os ocidentais, a disciplina e a rigidez orientais são admiráveis. Ainda assim, alguns costumes dos japoneses podem parecer, à primeira vista, estranhos para pessoas de outros países.
Conheça abaixo alguns costumes japoneses que todos poderiam muito bem começar a seguir.
10. Usar máscaras hospitalares
Durante o ano todo, percebemos um grande número de pessoas que usam máscaras hospitalares no Japão, seja por causa de alergias, viroses ou resfriados. Muitos podem estranhar esse hábito, mas ele ajuda muito a proteger de doenças contagiosas.
9. Pano quente para limpar as mãos

Na maioria dos restaurantes japoneses, é comum receber um pequeno pedaço de tecido limpo e úmido. Ele é usado para limpar as mãos antes de comer. Jamais use-o como guardanapo ou para limpar qualquer parte do rosto.
8. Faxina na escola

No Japão, as crianças aprendem desde pequenas a limpar o banheiro. A faxina é feita diariamente pelos alunos como parte da grade curricular. A partir dos 6 anos de idade, tudo que os alunos sujam tem que ser limpo por eles mesmos.
7. Educação no transporte público

No metrô e no trem, a regra é a mesma. Você deve esperar em fila e deixar primeiro que as pessoas saiam do vagão para depois entrar: um sonho aqui para os brasileiros. Por lá, a maioria entra sem empurrões. Ao utilizar os transportes públicos, os japoneses evitam ficar com mochilas nas costas e atender celulares.
6. Recolher lixo no estádio

Na Copa de 2014, realizada no Brasil, os torcedores japoneses surpreenderam ao recolher o lixo do chão do estádio logo após a partida. Questionados à época do ocorrido, eles disseram que o hábito é comum no Japão.